Tráfego orgânico: o que é, como funciona e como gerar mais resultados

tráfego orgânico

Você sabia que alguns sites atraem milhares de visitantes sem investir em anúncios? O segredo deles é o tráfego orgânico, uma estratégia de marketing digital que conheço bem e que pode trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Se você quer usar essa estratégia para aproveitar as oportunidades que ela proporciona, basta continuar a leitura deste artigo. Aqui, você vai descobrir o que é tráfego orgânico, quais são as suas vantagens e como aplicar essa estratégia no seu site. Vamos lá?!

O que é tráfego orgânico e quais são as suas vantagens?

Tráfego orgânico é o nome dado aos visitantes que chegam ao seu site através dos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, sem que você tenha pago por isso.

Isso significa que são pessoas que buscaram por um termo (palavra-chave) relacionado ao seu conteúdo e encontraram o seu site entre as opções. O tráfego orgânico tem muitos benefícios, como você vai ver a seguir.

Custo-benefício

Uma das principais vantagens do tráfego orgânico é o seu custo-benefício. Você não precisa pagar por cada clique ou impressão, como no tráfego pago. Assim, você pode atrair visitantes para o seu site sem depender de um orçamento limitado.

Claro, uma boa estratégia de tráfego orgânico exige a contratação de profissionais qualificados para planejar, produzir e distribuir o seu conteúdo de forma adequada.

Mas, em geral, o tráfego orgânico tem um retorno sobre o investimento (ROI) maior do que o tráfego pago, pois os visitantes que chegam ao seu site pelo tráfego orgânico têm mais chances de se tornarem clientes fiéis e recorrentes.

Durabilidade

Outra vantagem do tráfego orgânico é a sua durabilidade. Quando você conquista uma boa posição nos mecanismos de busca, você pode manter o fluxo de visitantes por muito tempo, desde que continue produzindo conteúdo relevante e atualizado.

Eficiência

Uma terceira vantagem do tráfego orgânico é a sua eficiência. Os visitantes que chegam ao seu site pelo tráfego orgânico estão interessados no seu tema, o que aumenta as chances de conversão em leads ou clientes.

Além disso, o tráfego orgânico ajuda a construir a sua autoridade e a sua reputação no seu nicho de mercado, pois mostra que o seu conteúdo é relevante e confiável para os usuários e para os mecanismos de busca.

Escalabilidade

Uma quarta vantagem do tráfego orgânico é a sua escalabilidade. Quanto mais conteúdo você produz, mais palavras-chave você pode ranquear e mais visitantes você pode atrair.

Isso significa que você pode aumentar o seu alcance e o seu potencial de vendas sem precisar aumentar o seu investimento. Basta seguir as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), que são as técnicas que otimizam o seu site para os mecanismos de busca.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e pago?

Tráfego pago é o termo usado para definir os visitantes que chegam ao seu site por meio de anúncios, como o Google Ads ou o Facebook Ads. Ou seja, são pessoas que viram o seu anúncio em algum lugar e clicaram nele.  Confira abaixo as principais diferenças entre o tráfego orgânico e pago.

Custo 

  • Tráfego pago – tem um custo variável, que depende da demanda, da concorrência e da qualidade do seu anúncio. Dependendo da campanha criada, você só paga quando alguém clica no seu anúncio ou vê o seu anúncio.
  • Tráfego orgânico – tem um custo fixo, que é o de produzir e manter o seu conteúdo. Você não paga pelos cliques ou pelas impressões, mas sim pelo trabalho de planejamento, produção e distribuição do seu conteúdo.

Efeito

  • Tráfego pago – tem um efeito imediato, que pode gerar picos de visitas em um curto período de tempo. Você pode criar e ativar um anúncio em poucos minutos e começar a receber visitas logo em seguida.
  • Tráfego orgânico – em um efeito gradual, que requer paciência e consistência para gerar resultados a longo prazo. Você precisa criar e publicar conteúdo de qualidade, que seja relevante e atualizado, e esperar que os mecanismos de busca reconheçam e ranqueiem o seu site.

Alcance

  • Tráfego pago – alcance limitado, que depende do seu orçamento e da segmentação do seu público. Você pode escolher quem vai ver o seu anúncio, de acordo com critérios como idade, gênero, localização, interesses, comportamento, etc.
  • Tráfego orgânico – tem um alcance ilimitado, que depende da relevância e da autoridade do seu conteúdo. Você pode alcançar qualquer pessoa que busque pelo seu tema, independentemente de quem ela seja ou de onde ela esteja.

Durabilidade

  • Tráfego pago – tem uma durabilidade curta, que depende da duração da sua campanha. Quando você reduz ou finaliza o investimento em anúncios, o seu tráfego cai drasticamente. 
  • Tráfego orgânico – tem uma durabilidade longa pois, quando você conquista uma boa posição nos mecanismos de busca, pode manter o fluxo de visitas por muito tempo, mesmo que você pare de produzir conteúdo.

Como usar cada tipo de tráfego de forma estratégica?

O ideal é que você invista simultaneamente em tráfego orgânico e tráfego pago, pois cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Dessa maneira, você consegue resultados mais rápidos com o tráfego pago, enquanto constrói resultados duradouros com o tráfego orgânico.

Conheça os outros 3 tipos de tráfego

Muito se fala no tráfego orgânico e no tráfego pago, mas, além deles, existem outros três tipos. Olha só:

  • Tráfego de referência – vem de outros sites que fazem menção ou link para o seu site. Você pode conseguir esse tipo de tráfego através de parcerias, guest posts, citações ou recomendações.
  • Tráfego direto – acontece quando o usuário digita o seu endereço no navegador ou clica em um favorito. Esse tipo de tráfego mostra que o usuário já sabe quem é você e quer visitar o seu site.
  • Tráfego social – é gerado pelas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras. Você pode atrair esse tipo de tráfego com postagens, stories, lives, vídeos ou anúncios nas redes sociais.

Esses são alguns dos tipos de tráfego que existem na internet, mas não são os únicos. Cada um deles têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante conhecer todos para planejar uma estratégia de marketing digital eficiente e diversificada.

Como aumentar o tráfego orgânico?

Agora você pode estar se perguntando: ok, mas como eu aumento o tráfego orgânico do meu site? Basicamente, é preciso seguir algumas boas práticas que fazem toda a diferença, tanto para a qualidade e eficiência do seu conteúdo, como também para que ele seja mais bem ranqueado pelo Google.

Otimização de SEO (Search Engine Optimization)

SEO é o conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca dos motores de pesquisa. Ele envolve diversos fatores, desde a parte mais técnica, até mesmo o design e a experiência que seu site proporciona aos visitantes. Alguns dos principais fatores são:

  • Palavras-chave – são os termos que os usuários digitam nos motores de busca para encontrar o que procuram. Você deve escolher as palavras-chave mais relevantes para o seu nicho, o seu público e o seu conteúdo, e usá-las de forma natural e estratégica ao longo do seu texto, nos títulos, nas meta tags, nas imagens, nos links, etc.
  • Estrutura do site – é a forma como o seu site é organizado, tanto em termos de conteúdo, quanto de navegação. Você deve criar uma estrutura clara, lógica, hierárquica e intuitiva, que facilite o acesso e a compreensão das informações pelos usuários e pelos motores de busca. Você deve usar categorias, subcategorias, menus, breadcrumbs, sitemaps, etc.
  • Links internos e externos – são os links que conectam as páginas do seu site entre si (internos) ou com outros sites (externos). Você deve usar links de forma relevante e coerente, para enriquecer o seu conteúdo, aumentar a sua autoridade, melhorar a sua navegabilidade e indicar a sua relevância para os motores de busca. Você deve evitar links quebrados, excessivos ou de baixa qualidade.
  • Formatação do conteúdo – é a forma como o seu conteúdo é apresentado visualmente, tanto para os usuários, quanto para os motores de busca. Você deve usar uma formatação adequada, que torne o seu conteúdo mais atraente, legível, escaneável e compreensível. Você deve usar títulos, subtítulos, listas, negritos, itálicos, cores, espaçamentos, alinhamentos, etc.

E esses são só alguns dos aspectos que envolvem o SEO, hein? Ninguém (pelo menos não eu), disse que seria fácil!

Produção de conteúdo otimizado de qualidade

Muita gente acredita que basta pensar em um tema e produzir o conteúdo. Na verdade, não é bem assim. Existe todo um processo para que o conteúdo realmente possa ser bem avaliado pelos buscadores.

Ele deve ser relevante para o seu nicho, o seu público e o seu objetivo. Para isso, é necessário conhecer bem o seu público-alvo, as suas características, as suas dores, as suas necessidades, as suas preferências, os seus interesses, etc.

Assim, é possível oferecer um conteúdo que resolva os problemas, que esclareça as dúvidas, que ensine algo, que agregue valor, que gere valor, que gere emoção, que gere ação, etc.

Além disso, o seu conteúdo deve ser original, ou seja, você deve criar o seu próprio conteúdo, com as suas próprias palavras, ideias, opiniões, experiências, etc. Você não deve copiar, plagiar ou reproduzir o conteúdo de outros sites, pois isso pode prejudicar o seu SEO, levando até mesmo às penalizações do Google, além de comprometer a sua autoridade e a sua credibilidade.

Outra questão é que o conteúdo precisa ser atualizado periodicamente, com o objetivo de verificar se as informações e ideias mencionadas ainda estão válidas ou precisam de alterações.

Ah, e nada de economizar na pesquisa e nas palavras! Aborde o seu tema de forma ampla, profunda, detalhada e abrangente e ofereça um conteúdo que satisfaça a curiosidade, a vontade e a necessidade de informação do seu público.

E, depois de tudo isso, não se esqueça de realizar uma boa revisão, para seguir as normas gramaticais, ortográficas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa.

Divulgação do conteúdo

Ainda que o Google vá analisar o seu site, não custa nada dar aquele empurrãozinho ajudando a divulgar seus conteúdos, não é mesmo? Para isso, você pode usar diversos meios, como: e-mail marketing, redes sociais, blogs, podcasts, webinars, etc. 

Esses canais podem ajudar a aumentar o seu alcance, a sua visibilidade, o seu engajamento e o seu tráfego, além de gerar mais autoridade e confiança para o seu site.

Acompanhamento de resultados

Para chegar a algum lugar, é preciso saber para onde está indo. Por isso, é importante começar pela definição dos seus objetivos, que podem incluir:

  • Aumentar o número de visitantes
  • Aumentar o tempo de permanência
  • Reduzir a taxa de rejeição
  • Aumentar o número de leads
  • Aumentar o número de clientes

Depois, você precisa escolher os indicadores (KPIs) que vão mostrar se você está alcançando os seus objetivos, como:

  • Visitas orgânicas – o número de visitantes que chegam ao seu site pelo tráfego orgânico
  • Palavras-chave ranqueadas – o número de termos que o seu site aparece nos resultados dos mecanismos de busca
  • Posição média – a posição média que o seu site ocupa nos resultados dos mecanismos de busca
  • Taxa de conversão – a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada no seu site, como se inscrever em uma newsletter, baixar um e-book, solicitar um orçamento, etc.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, tanto gratuitas como pagas, que possibilitam medir e acompanhar esses e outros dados. Algumas delas são: Google Analytics, Google Search Console e SEMrush.

Otimizações e atualizações

Por fim, você precisa testar e implementar melhorias no seu conteúdo, de acordo com os resultados que você obteve e os feedbacks que recebeu. Algumas das melhorias que você pode fazer são:

  • Adicionar ou atualizar palavras-chave
  • Melhorar o título, o subtítulo, a introdução e a conclusão
  • Inserir imagens, vídeos, áudios ou outros elementos visuais
  • Corrigir erros de ortografia, gramática ou formatação
  • Aumentar ou reduzir o tamanho do conteúdo
  • Adicionar ou remover links internos ou externos
  • Adicionar ou remover chamadas para ação

Você quer aumentar o tráfego orgânico do seu site, mas não sabe como?

Sabemos que o tráfego orgânico exige conhecimento, esforço e tempo, e que você tem muitas outras coisas para fazer. Por isso, pode ser uma boa ideia contar com uma ajuda especializada.

Na Konteúdo com K, nós oferecemos todos os serviços que você precisa para melhorar a sua estratégia de tráfego orgânico. Fale conosco e descubra como podemos ajudar!

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Sou especialista em conteúdo estratégico digital, apaixonada por resultados e pelo impacto que o compartilhamento de informações pode ter para as empresas e para a sociedade.