Topic Clusters: conheça essa estratégia de conteúdo

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Você já se perguntou como alguns sites sempre aparecem no topo das pesquisas do Google? Ou como é possível criar uma rede de conteúdo interligado que mantém os visitantes engajados por mais tempo? A resposta pode estar em uma estratégia amplamente utilizada: os Topic ClustersNeste artigo, você descobre como funciona a estratégia, além de conferir dicas práticas de aplicá-la. Vem comigo!

O que são Topic Clusters?

Sabe quando você está na internet e encontra um site que parece ter todas as informações que você precisa sobre um assunto? Isso pode ser graças aos Topic Clusters! Eles são como uma teia de conteúdo interligada que organiza seu site em torno de um tema principal e seus sub-temas.

O coração dos Topic Clusters é o conteúdo principal, conhecido como “conteúdo pilar“, que é o conteúdo mais abrangente sobre um tema importante. A partir desse conteúdo, criamos “conteúdos clusters” mais específicos, que aprofundam sub-assuntos relacionados. E a mágica acontece quando todos eles se conectam por links internos!

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Imagine que você tem um blog sobre saúde mental. Seu conteúdo pilar pode ser um guia completo sobre “Bem-estar mental”. Já os clusters seriam posts mais detalhados, como “Importância da Terapia” ou “Práticas de Autocuidado”. Os links internos interligam todos os conteúdos, mostrando ao Google que seu site é uma fonte super confiável e organizada de informações.

Por que utilizar os Topic Clusters?

Você já percebeu como a maneira como buscamos informações na internet mudou? Antes, tínhamos que ser bem específicos nas palavras digitadas para obter resultados relevantes. Mas agora, com as mudanças nos buscadores e a interação mais “humana” com a internet, a busca se tornou mais intuitiva, baseada na nossa intenção.

E é aí que entram os Topic Clusters! Eles são muito importantes nesse novo cenário. Não basta mais focar só em palavras-chave isoladas. Para se destacar nas páginas de resultados, precisamos entender e responder ao que as pessoas estão buscando de verdade.

Os Topic Clusters nos ajudam nisso, porque proporcionam uma abordagem mais contextual e integrada ao conteúdo. Eles organizam temas relacionados e criam links internos consistentes, mostrando aos buscadores que temos informações completas e relevantes para oferecer aos usuários.

Em vez de pensar só em palavras-chave, a ideia é criar conteúdo de forma mais abrangente, abordando diversos aspectos do tópico. Assim, conseguimos nos conectar melhor com o público, atendendo suas necessidades e melhorando a experiência geral de busca.

Na prática, ao aplicar os Topic Clusters em suas estratégias, é possível obter vantagens como:

  • Maiores chances de aparecer nas primeiras páginas do Google – sabe quando você pesquisa algo no Google e os primeiros resultados sempre parecem ser os melhores? Com os Topic Clusters, você pode aumentar as chances do seu site aparecer lá no topo! Como? Ao criar conteúdos interligados e de alta qualidade, os mecanismos de busca vão perceber que seu site é uma autoridade no assunto, e isso é uma vantagem e tanto!
  • Tornar seu site uma referência no assunto – com os Topic Clusters, seu site se torna um verdadeiro “expert” no assunto que você aborda. Isso é ótimo, porque as pessoas vão confiar mais nas suas informações e se sentir mais seguras para ler e compartilhar o seu conteúdo.
  • Atrair as pessoas interessadas – com conteúdos aprofundados e bem segmentados, os Topic Clusters atraem as pessoas certas para o seu site. Isso significa que você vai receber mais visitantes interessados no seu nicho, e isso é ótimo para gerar leads e até clientes!

Como implementar a estratégia Topic Cluster?

Para usar os Topic Clusters de maneira mais eficiente, é importante entender alguns aspectos de cada etapa. Mas não se preocupe, eu vou explicar, de maneira simples, como você pode fazer isso.

Defina qual será o post pilar

O primeiro passo para criar um Topic Cluster é definir qual o tópico principal que você abordará. Ele deve ser importante para a estratégia, com alto potencial de ranqueamento, mas também deve ser relevante para a empresa gerar leads e conversões.

Geralmente, os temas do conteúdo pilar são mais abrangentes e contam com uma vasta possibilidade de segmentação. No caso de uma clínica de estética, por exemplo, os temas “Tratamentos Estéticos” e “Dicas de Beleza” são muito importantes e abrangem diversos outros tópicos.

Após entender quais são os temas principais, use ferramentas de SEO para encontrar palavras-chave relevantes que irão ranquear seu post.

Defina os clusters

Após estabelecer quais serão os tópicos principais, analise os temas que podem se derivar dele. Ao utilizar uma ferramenta de SEO como o SEMRush, você pode encontrar um grupo de termos relacionados ao tema principal para formar as “páginas clusters”. Também é possível verificar os temas derivados dentro do SEMRush na ferramenta Topic Research.

Uma outra dica que dou aqui é usar a ferramenta Answer The Public, que analisa o que as pessoas estão buscando sobre determinado público. Ela pode ajudar a direcionar a pesquisa das palavras-chave.

Enquanto os temas pilares são abrangentes, os clusters costumam ser mais específicos. Eles devem abordar os temas de maneira minuciosa e aprofundada. Não existe um número específico de posts que devem ser criados, é necessário fazer uma análise de todos os temas relevantes que possam ser explorados. Ainda usando a clínica de estética como exemplo, poderiam ser abordados tópicos como:

  • como escolher o melhor tratamento estético;
  • peelings químicos;
  • preenchimentos faciais;
  • microagulhamento;
  • máscaras faciais;
  • alimentos antioxidantes.

Produza o conteúdo das páginas

Ao produzir o conteúdo das páginas, é preciso entender como funcionam as intenções de busca do usuário e criar conteúdos que possam corresponder a elas para se posicionar bem na SERP – Search Engine Results Page. Atualmente, sabemos que as pessoas podem navegar na web com intenções como: 

  • comprar um produto ou contratar um serviços (transacional)
  • se informar sobre algum tópico (informacional);
  • encontrar um site ou página que já conhece, mas usa o buscador como um atalho (navegacional).

Adapte o conteúdo de acordo com essa intenção para conseguir aumentar as chances de conquistar boas posições, levando em consideração os estágios de topo, meio e fundo de funil.

O conteúdo deve ser autoral, nada de plágio! Os conteúdos copiados podem ser penalizados pelo Google. Além disso, leve em consideração que, dentro do post pilar, é preciso conter informações de maneira resumida sobre os temas dos posts clusters. Isso será importante para a próxima etapa.

Faça linkagem interna e linkbuilding

A linkagem interna acontece quando você insere links de outras páginas do mesmo site dentro do conteúdo. Agora, Vamos a uma informação bem importante:

O conteúdo cluster deve sempre estar linkado para seu pilar. Além disso, o pilar deve linkar para o cluster de volta.

A linkagem interna é bem importante, porque ajuda a organizar as informações do site e mostra como tudo está relacionado. E o melhor é que isso também ajuda os mecanismos de busca a entenderem a sua página. Eles sabem que quanto mais links internos relevantes você tem, mais valioso é o seu conteúdo. Assim, eles conseguem indexar melhor suas páginas e até melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

Mas aqui vai uma dica: use palavras-chave relevantes como texto âncora nos links internos, pois isso também ajuda a sinalizar aos buscadores sobre o conteúdo das páginas vinculadas. Evite os famosos “clique aqui” e “confira”, para inserir os seus links.

Já o linkbuilding, refere-se à prática de conseguir links de outros sites que apontem para o seu. Imagine que outros sites importantes e confiáveis fazem links que apontam para o seu conteúdo. Isso é muito interessante porque os mecanismos de busca veem esse ato como um selo de aprovação. Eles pensam: “Uau, esse site deve ser relevante e valioso!”

Só que aqui a qualidade é mais importante do que a quantidade. Ter alguns backlinks de sites de alta qualidade é muito mais valioso do que ter muitos links sem importância. Por isso, é importante focar em construir uma rede de backlinks orgânica e natural ao longo do tempo, evitando práticas de linkspam que podem ser penalizadas pelos motores de busca.

Monitore e analise sua estratégia de Topic Clusters

Depois de criar os Topic Clusters, a gente não pode simplesmente esquecer deles, né? Por isso, é importante monitorar e analisar o seu conteúdo. Abaixo, você confere como fazer isso.

Acompanhe as métricas relevantes

Identifique as métricas mais importantes para entender como os conteúdos estão performando e identificar oportunidades de melhoria. Isso pode incluir o tráfego orgânico, o tempo médio na página, a taxa de cliques (CTR), entre outras. 

Identifique tendências e oportunidades

Ao analisar as métricas, busque por tendências e padrões. Identifique quais conteúdos estão gerando mais tráfego, engajamento e conversões. Além disso, esteja atento a novas oportunidades que podem surgir a partir do monitoramento das palavras-chave e das necessidades do seu público.

Revise e atualize regularmente

O conteúdo não é estático, ele precisa ser revisado e atualizado regularmente para se manter relevante e atual. Por isso, faça revisões periódicas para garantir que ele esteja preciso, atualizado e alinhado com as necessidades do seu público.

Otimize os conteúdos de baixo desempenho

Se alguns posts não estiverem alcançando os resultados esperados, não se preocupe! Isso é uma oportunidade para otimizá-los. Identifique os pontos fracos, ajuste as palavras-chave, melhore o conteúdo e a estrutura para torná-los mais atrativos e eficazes.

Identifique sinergias entre os conteúdos

Conforme você produz mais conteúdos, eles podem ser conectados a outros que foram publicados anteriormente. Veja como eles podem se complementar e crie uma experiência de conteúdo mais rica para o usuário. 

SEO é um estratégia de médio a longo prazo

O SEO não é aquele truque mágico que faz tudo acontecer rapidinho. É uma jornada de médio a longo prazo, que demanda consistência e dedicação, mas que traz resultados incríveis.

Além disso, o mundo do SEO é muito dinâmico, uma vez que surgem novas tecnologias e as ferramentas são atualizadas constantemente. Portanto, é importante ficar atento. Ainda assim, a medida que você implementa uma boa estratégia de conteúdo e SEO em seu site, está construindo uma presença online muito forte e duradoura.

Por fim, investir em Topic Clusters e outras otimizações é investir no crescimento sustentável do seu negócio ou projeto online. Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso conteúdo completo sobre SEO

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Karina Oliveira

Sou especialista em conteúdo estratégico digital, apaixonada por resultados e pelo impacto que o compartilhamento de informações pode ter para as empresas e para a sociedade.