Calendário de marketing 2024: confira as datas comemorativas do ano

calendário de marketing de 2024

Quando o assunto é marketing, o planejamento é a chave do sucesso! Para auxiliar nas suas estratégias, desenvolvemos um calendário de marketing especialmente para o ano de 2024. Vai muito além das datas populares, como a Black Friday e o Dia do Cliente. 

Nele, você encontrará uma variedade de comemorações que, quando utilizadas de forma estratégica, têm o poder de impulsionar sua estratégia. Fique por dentro!

Conheça nosso calendário de marketing de 2024

Dentro do nosso calendário, você encontrará muitas oportunidades para integrar as datas comemorativas à sua estratégia de marketing. A dica-chave é fazer escolhas ponderadas, optando por aquelas que melhor se alinham ao perfil do seu negócio. Afinal, a combinação de criatividade e estratégia é a fórmula para o sucesso, concorda?

E não para por aí! Além das datas festivas, incluímos os pontos facultativos e feriados de cada mês, permitindo que você se antecipe e ajuste suas estratégias de acordo. 

Contudo, o diferencial são as dicas mensais de marketing, acompanhadas de recomendações de leitura sobre temas relevantes de marketing digital. E a melhor parte? Tudo isso é oferecido gratuitamente!

Preparado para transformar o ano de 2024 em um período de crescimento para o seu negócio? Então, faça o download gratuito do nosso Calendário de Marketing 2024 agora mesmo e comece a planejar suas campanhas de forma estratégica. 

Calendário de marketing 2024

Alguns spoilers das datas comemorativas de 2024

A dica número um é: baixe o nosso calendário, porque lá tem todas as datas e mais um monte de benefícios que a gente já contou. Agora, se quiser dar uma espiadinha nas datas de cada mês, separamos duas datas comemorativas de cada um dos meses, basta continuar a leitura e conferir.

Datas Comemorativas Janeiro

  • (01/01) Confraternização Universal (Feriado Nacional – segunda-feira): o ano já começa com o pé direito! O Dia da Confraternização Universal é um feriado nacional, e a ONU escolheu esse dia para promover a fraternidade mundial. Desde 1935, celebramos a paz e o desejo de união entre todos os povos do planeta. Que tal começar o ano abraçando a ideia?
  • (28/01) Dia Internacional da Proteção de Dados: no dia 28 de janeiro, o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Proteção de Dados. É a chance perfeita para lembrarmos da importância da privacidade e da segurança dos dados. Titulares de dados e organizações se unem nessa data para aumentar a conscientização sobre esse tema crucial. Fica a dica: proteja seus dados como quem protege um tesouro!

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Fevereiro

  • (01/02) Dia do Publicitário: no dia 1º de fevereiro, celebramos o Dia do Publicitário no Brasil. Essa data marca a regulamentação da profissão em 1966, homenageando todos os criativos e estrategistas por trás das mensagens que nos conquistam diariamente. Uma salva de palmas para esses artistas da persuasão!
  • (12 e 13/02) Carnaval: o Carnaval, a principal festa popular brasileira, é o momento em que o país se enche de cores, ritmos e alegria contagiante. Originado como celebração pagã, ele acontece todos os anos entre fevereiro e março, iniciando no sábado e se estendendo até a terça-feira de Carnaval.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Março

  • (08/03) Dia Internacional da Mulher: essa data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, tem raízes inspiradoras na greve das operárias têxteis de 1908. Essa data simboliza a persistente luta das mulheres por igualdade, evoluindo de uma reivindicação salarial para abranger desafios mais amplos, como a disparidade salarial, o combate ao machismo e à violência.
  • (28/03) Dia do Diagramador / Dia do Revisor: esta data presta homenagem aos profissionais dedicados ao design gráfico, que cuidam da disposição harmoniosa de elementos visuais, e aos revisores, responsáveis pela precisão textual. 

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Abril 

  • (01/04) Dia da Mentira: O Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, é conhecido por ser uma jornada de brincadeiras e pegadinhas. Sem uma origem clara, essa data é marcada por uma tradição de pregar peças leves e divertidas nas pessoas. No Brasil, o destaque dessa comemoração remonta a 1828, quando o jornal impresso mineiro “A Mentira” surpreendeu a todos, na primeira edição, com a falsa notícia da morte de Dom Pedro I em 1º de abril.
  • (25/04) Dia da Contabilidade: Diferentemente do que muitos imaginam, em 25 de abril celebra-se o Dia da Contabilidade, não o Dia do Contador. Essa data tem sua origem na homenagem ao senador João Lyra Tavares, em 25 de abril de 1926. Inicialmente estabelecida como Dia do Contabilista, em 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a mudança para Dia da Contabilidade, refletindo a abrangência e importância da profissão. 

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Maio

  • (01/05) Dia do Trabalho: essa data é uma homenagem aos trabalhadores norte-americanos que, em 1886, manifestaram-se pela redução da jornada de trabalho de treze para oito horas. A data, marcada por confrontos com a polícia, tornou-se um lembrete constante dos direitos trabalhistas e das melhorias nas condições de trabalho ao redor do mundo. 
  • (25/05) Dia do Orgulho Nerd: conhecido também como Dia da Toalha, o Dia do Orgulho Nerd, em 25 de maio, celebra a cultura nerd e geek. Essa data faz referência ao lançamento do filme “Star Wars: Uma Nova Esperança” (1977) e ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. É um dia para abraçar paixões por quadrinhos, jogos, tecnologia e tudo que envolve o fascinante universo geek.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Junho

  • (12/06) Dia dos Namorados: essa é uma ocasião especial para celebrar o amor e a parceria. Originado como uma adaptação do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, essa data é dedicada a expressar carinho e trocar gestos de afeto entre casais.
  • (28/06) Dia do Orgulho LGBTQIA+: esse dia marca o início da Revolta de Stonewall, um marco importante na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Esta data é um lembrete da importância da igualdade, diversidade e inclusão, e é comemorada com eventos, paradas e manifestações ao redor do mundo.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Julho

  • (07/07) Dia Mundial do Chocolate: a data ficou conhecida por marcar a introdução desse saboroso produto na Europa durante o século 15. Antes desse período, o chocolate era exclusivamente apreciado pelos povos maias e astecas. Seja ele ao leite, amargo, branco ou em qualquer forma imaginável, o chocolate merece destaque nesse dia especial. É a oportunidade perfeita para se deliciar com o sabor irresistível do chocolate e apreciar a sua história rica e diversificada ao redor do mundo.
  • (10/07) Dia Mundial da Pizza: esse dia foi escolhido em homenagem a um momento especial na história da pizza. Em 1889, na mesma data, o rei Umberto I da Itália e a rainha Margherita tiveram sua primeira experiência com essa deliciosa iguaria. Essa escolha simbólica marca o reconhecimento da pizza como uma criação culinária apreciada até mesmo pela realeza, tornando o 10 de julho uma data dedicada a celebrar essa amada e versátil especialidade italiana.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Agosto

  • (02/08)  Dia Internacional da Cerveja: a data foi instituída nos Estados Unidos em 2007, em Santa Cruz, Califórnia, por quatro amigos apaixonados pela bebida, incluindo o renomado cervejeiro Jesse Avshalomov. Comemorado toda a primeira sexta-feira de agosto, tem como objetivo celebrar a bebida, além de cervejeiros e garçons e conta até com site oficial.
  • (11/08) Dia dos Pais: foi inicialmente comemorado em 16 de agosto de 1953, inicialmente homenageando São Joaquim, considerado o pai da Virgem Maria na tradição católica. Posteriormente, a data foi ajustada para o segundo domingo de agosto, tornando-se uma ocasião especial para expressar gratidão e carinho aos pais e figuras paternas em nossas vidas.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Setembro

  • (15/09) Dia do Cliente: a data foi criada para homenagear e fortalecer os laços entre o comércio e seus consumidores, representando uma expressão de gratidão pela fidelidade. Por isso, são oferecidas promoções exclusivas, além de descontos, brindes e sorteios. Para comerciantes, é uma valiosa oportunidade de lançar promoções, atrair novos clientes e impulsionar as vendas antes do término do ano.
  • (27/09) Dia Mundial de Turismo: anualmente comemorado em 27 de setembro, foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e teve sua primeira celebração em 1980. Essa data visa destacar a relevância social, cultural e econômica do turismo.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Outubro

  • (01/10) Dia do Vendedor: comemorado anualmente no Brasil em 1º de outubro desde 1937, o Dia do Vendedor foi estabelecido após a decisão dos países participantes do 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio. Embora não seja considerado feriado, é uma oportunidade valiosa para as empresas homenagearem e celebrarem internamente seus profissionais de vendas. Além disso, as empresas podem aproveitar a celebração como uma maneira de aprimorar o ambiente de trabalho, promovendo reconhecimento e valorização.
  • (12/10) Dia das Crianças: esta data é dedicada a ressaltar os direitos das crianças e adolescentes, conscientizando especialmente os pais sobre os cuidados essenciais durante essa fase da vida. Além disso, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também é celebrado nesta data, tornando-a um feriado nacional.

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024!

Datas Comemorativas Novembro

  • (01/11) Dia Mundial do Veganismo: instituído em 1994 pela presidente da The Vegan Society, Louise Wallis, em celebração ao 50º aniversário da fundação, o Dia Mundial do Veganismo marca presença no calendário global. Além de promover a conscientização sobre o movimento vegano, a data incentiva muitas pessoas a explorarem os benefícios desse estilo de vida.
  • (29/11) Black Friday: realizada na última sexta-feira de novembro, é uma ação promocional adotada por lojistas para impulsionar o consumo e as vendas de mercadorias. Originada como tradição de compras após o Dia de Ação de Graças nas décadas de 1980 e 1990, a expressão “Black Friday” não possui origem racista comprovada. No entanto, devido a preocupações, algumas empresas optam por evitar seu uso.

Datas Comemorativas Dezembro

  • (06/12) Dia do Neuropsicopedagogo: embora ainda não haja legislação oficial que designe o Dia do Neuropsicopedagogo, diversos eventos e campanhas são realizados para promover discussões sobre a relevância desse profissional na educação e na sociedade. A Neuropsicopedagogia, uma profissão recentemente reconhecida no país em 2019, ganha destaque em iniciativas que buscam destacar sua importância e impacto na formação educacional.
  • (26/12) Dia da Lembrança: apesar da ausência de uma explicação clara para a escolha desta data como o Dia da Lembrança, alguns afirmam que ela foi instituída logo após o Natal devido ao momento propício para reflexões e pensamentos. É crucial não confundir com o Dia da Lembrança britânico, celebrado em 11 de novembro, que tem um propósito diferente. 

Confira todas as datas do mês baixando gratuitamente nosso calendário de marketing de 2024:

Calendário de marketing 2024

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Sou especialista em conteúdo estratégico digital, apaixonada por resultados e pelo impacto que o compartilhamento de informações pode ter para as empresas e para a sociedade.