Calendário da saúde: confira as datas comemorativas de 2024

calendário da saúde

Sabemos que o sucesso nas estratégias de marketing está diretamente ligado ao planejamento eficiente. E para quem atua na área da saúde, estar por dentro das datas comemorativas é essencial. Pensando nisso, elaborei um calendário da saúde completo para o ano de 2024, baseado nas informações do Ministério da Saúde.

Totalmente pensado para profissionais e empresas da área da saúde, além das datas-chave, ele inclui uma variedade de eventos comemorativos e dicas de marketing digital, tudo disponibilizado gratuitamente. Saiba mais!

Conheça nosso calendário da saúde de 2024

Vamos além das campanhas conhecidas, como o Outubro Rosa e o Setembro Amarelo. Descubra uma variedade de datas comemorativas que podem impulsionar suas estratégias, permitindo que você divulgue seus serviços ou produtos de maneira envolvente e se conecte ainda mais com seu público. Confira abaixo o que você encontra em nosso calendário.

As campanhas mensais e suas cores

Todos os meses são realizadas campanhas de saúde para proporcionar visibilidade para temas importantes para a população. Em alguns meses, você encontrará mais de uma campanha – setembro, por exemplo, traz quatro delas

Nosso calendário abrange todas essas campanhas, proporcionando a você a liberdade de escolher o tema a ser abordado a cada mês.

Datas comemorativas da área da saúde

Além das campanhas mensais, existem as datas comemorativas. Essas datas visam expandir o conhecimento sobre doenças e condições de saúde relevantes, incentivando as pessoas a compreenderem a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Algumas datas também honram profissionais da área e exploram temas relacionados ao setor.

Dicas de marketing digital mensais

Além de ficar por dentro das campanhas e datas comemorativas, oferecemos uma dica de marketing digital para cada dia do mês. São insights valiosos abordando uma variedade de temas, acompanhados de recomendações de leitura para quem busca se aprofundar ainda mais.

banner calendário da saúde

Saiba como usar as datas comemorativas em saúde de forma estratégica

Saber quando acontecem as campanhas e as datas comemorativas em saúde não é o suficiente. É preciso saber usá-las estrategicamente, caso contrário, pode não ter o resultado esperado. Separamos algumas dicas para que você possa tirar o máximo proveito dessas ocasiões. Vamos lá!

Planeje-se com antecedência

Pensar no conteúdo apenas na semana, ou até mesmo no dia anterior, pode limitar suas opções e impedir a exploração de ideias mais criativas. Por isso, é uma boa prática manter sua produção de conteúdo sempre um passo à frente

Claro, exceções podem surgir devido a eventos inesperados e novidades, mas, em geral, ter seu conteúdo planejado antecipadamente facilita a incorporação dessas surpresas de última hora de maneira mais eficiente.

Use as datas importantes para o seu negócio

Dentro do nosso calendário, há uma infinidade de datas comemorativas na área da saúde. No entanto, a chave é evitar sobrecarregar seu público com temas repetitivos. Escolha com sabedoria as datas que realmente têm significado para o seu negócio.

Se você é especialista em oncologia, vá além do óbvio Outubro Rosa e Novembro Azul. Explore oportunidades como o Julho Amarelo (conscientização sobre o câncer ósseo) e o Setembro Dourado (câncer infanto-juvenil). Não esqueça do Dia Mundial do Câncer (02 de fevereiro) para criar conteúdo relevante e informativo.

Para empresas B2B que oferecem produtos e serviços na área da saúde, datas como o Dia do Médico (18 de outubro) e o Dia do Hospital (2 de julho) são momentos valiosos para destacar seus produtos e estabelecer conexões significativas.

Lembre-se de que algumas datas têm celebrações em níveis nacional e internacional em dias diferentes. Conheça a preferência do seu público para destacar ainda mais sua estratégia.

Crie conteúdos relevantes de verdade

Certamente, você já se deparou com posts genéricos nas redes sociais que simplesmente desejam “Feliz Dia de (insira um tema)”. Mas, honestamente, quantos deles despertaram verdadeiramente a sua vontade de interagir, seja compartilhando ou comentando? 

A diferença é muito clara quando uma empresa ou profissional investe na criação de conteúdos genuinamente criativos e interessantes. Por isso, seja autêntico e transparente, permitindo que seu público se identifique, ao mesmo tempo em que fornece informações valiosas, dicas práticas ou entretenimento. 

Dependendo do tema, do contexto do conteúdo e da linguagem da sua marca, ainda é possível explorar formatos inovadores, como vídeos, infográficos ou memes. A criatividade chama a atenção e faz com que as mensagens se destaquem.

Produza conteúdo para canais diversificados

Vá além das redes sociais! A variedade de canais à disposição oferece oportunidades incríveis para se conectar com seu público. Olha só alguns exemplos:

  • Blog informativo – envolva seu público com artigos detalhados em seu blog, abordando a relevância da data. Utilize técnicas de SEO para garantir que seu conteúdo alcance quem mais precisa.
  • Vídeos e lives – convide especialistas da área para compartilhar dicas e informações. É possível, inclusive, aproveitar conteúdos completos, criando pequenos vídeos das informações de destaque para reels do Instagram e vídeos para o TikTok.
  • E-mails – você pode usar ferramentas de automação para disparar conteúdos sobre as datas, até mesmo levando para outros materiais ou conteúdos de divulgação que já tenha criado.

Explore outras opções criativas, como parcerias com influenciadores da área. A diversidade fortalece sua presença e atrai diferentes tipos de audiência.

Use materiais em formatos variados

Além de canais diferentes, aposte em formatos de conteúdo diferentes também. O mundo digital possibilita que você crie uma infinidade de materiais como infográficos, podcasts, e-books, guias de conteúdo, entre muitas outras opções.

Além disso, alguns desses formatos podem ser transformados em materiais ricos. Estes são conteúdos especiais que geralmente são apresentados em uma landing page. Ao solicitar alguns dados básicos do interessado, você oferece gratuitamente o material desejado. É uma troca justa que cria uma ponte valiosa entre sua empresa e seu público.

Faça ações online e offline

Além das ações digitais, você pode dar vida às suas ideias com eventos e ações de saúde presenciais, especialmente em parceria com outros negócios. Imagina só integrar uma campanha online com um evento presencial? 

É uma combinação poderosa que oferece uma experiência completa tanto para quem está online quanto para quem participa pessoalmente.

Resumindo, nosso calendário não é apenas uma lista de datas, mas um recurso valioso para orientar o planejamento dos seus conteúdos ao longo do ano. Agora que você conferiu essas dicas incríveis sobre como aproveitar ao máximo o seu calendário da saúde de 2024, não perca tempo e faça o download gratuito agora mesmo!

banner calendário da saúde

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Sou especialista em conteúdo estratégico digital, apaixonada por resultados e pelo impacto que o compartilhamento de informações pode ter para as empresas e para a sociedade.