As imagens são muito importantes para a criação de sites. No entanto, é importante saber que elas também são protegidas por direitos autorais e, por isso, você não pode simplesmente ir no Google Imagens, no Instagram ou no blog/site de alguém e utilizá-las.
Isso é crime passível de indenização e todo cuidado é necessário. O ideal é usar imagens gratuitas para uso comercial com autorização, sempre de acordo com o tipo de licença. Em bancos de imagens grátis você encontra diversas opções que podem ser utilizadas, inclusive para fins comerciais. Algumas exigem crédito e outras não.
Eu sei que existem muitos artigos com 500 opções de bancos de imagens grátis em português por aí, mas eu separei os 9 melhores bancos de imagem que eu testei e aprovei aqui para vocês. Afinal, melhor qualidade do que quantidade, não é mesmo? Além disso, como bônus, eu coloquei mais 7 bancos de imagens que são em inglês, mas são gratuitos e muito bons. Confira!
Bancos de imagens grátis em português
1. Pixabay
Eu adoro o Pixabay! É um banco de imagens grátis em português, embora a versão oficial seja em inglês. Lá, você encontra uma grande variedade de fotos, ilustrações e vetores de alta qualidade, tudo disponível para download gratuito, com ou sem cadastro. Recomendo fazer o cadastro para facilitar o processo de download e evitar aqueles irritantes desafios de verificação.
2. Pexels
Outro banco de imagem que eu uso bastante é o Pexels. A melhor parte é que não precisa de cadastro! Eles têm uma seleção incrível de fotos em alta resolução, e você pode escolher entre várias opções de resolução ou até mesmo personalizar as dimensões das imagens. Sempre encontro fotos de excelente qualidade lá.
3. Freepik
O Freepik é um pouco diferente, pois não é totalmente gratuito. Eles limitam a quantidade de downloads gratuitos por dia. No entanto, quando se trata de vetores e ícones, é uma mão na roda! Eles têm uma grande variedade de recursos gráficos para você complementar seus trabalhos, mesmo que você não seja um expert em ilustração. Se precisar de mais downloads ou acesso a recursos premium, eles também têm uma opção de assinatura paga.
4. Burst
Descobri o Burst há pouco tempo e já estou recomendando! É um banco de imagens gratuito em português, propriedade da plataforma de e-commerce Shopify. Eles têm uma enorme coleção de imagens em alta resolução que são ótimas para diversos projetos. A diversidade de categorias, como negócios, tecnologia, moda e estilo de vida, é impressionante. Vale a pena conferir!
5. Vecteezy
A Vecteezy é um banco de imagens grátis em português que recebe contribuição de profissionais de todo o mundo. Além de fotos, você encontra uma variedade incrível de ícones, elementos, planos de fundo e ilustrações. Nem todos os recursos são gratuitos, então é importante ficar de olho em quais requerem atribuição ou têm algum custo. Mas, no geral, é uma ótima fonte de recursos visuais criativos para deixar seus projetos mais interessantes.
6. Flickr
O Flicker é uma rede social incrível para fotógrafos, e o legal é que eles têm bilhões de fotos disponíveis. Algumas dessas fotos possuem licença Creative Commons e podem ser usadas gratuitamente. Mas lembre-se de seguir as diretrizes de acordo com a utilização e sempre dar crédito ao autor quando necessário.
7. Tem Que Ter
Você precisa conhecer o Tem Que Ter! É um banco de imagens brasileiro incrível, com o objetivo de trazer representatividade LGBTQIAP+. As licenças das imagens, a menos que seja explicitado de forma diferente na foto, seguem a Creative Commons Atribuição-Não-Comercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Eu achei o projeto simplesmente IN-CRÍ-VEL, com muitas imagens legais, inclusive do cotidiano com pessoas da sigla. É uma forma de representatividade que pode ser inserida em diversos contextos, e o melhor é que você pode usar sem moderação!
8. Young, Gifted and Black
Um banco de imagens feitos por mulheres negras, com modelos negras. O Young, Gifted and Black é simplesmente sensacional. As imagens são gratuitas até uma certa resolução, e acima disso, elas são pagas. Ah, e não se esqueça de dar crédito, para que o banco cresça ainda mais e a ideia se multiplique. Mais uma opção para ser usada sem moderação!
9. Coletivo Dicampana
O Coletivo Dicampana é demais! Eles mostram que a periferia vai muito além dos estereótipos de violência e pobreza. Tem de tudo: afeto, esporte, cultura, cotidiano, amor. Eu adorei conhecer o trabalho incrível que eles fazem. É uma maneira de enxergar a diversidade e a riqueza dessas comunidades.
Bancos de imagens grátis em inglês
Se você tem conhecimentos básicos em inglês ou disposição para consultar o Google Tradutor, já pode usar os bancos de imagens grátis que estão em inglês. Apesar de ser necessário fazer a pesquisa em inglês, o esforço vale a pena, pois eles são muito bons e possibilitam o acesso a uma variedade maior de imagens. Conheça as melhores opções abaixo.
10. Unsplash
Nossa, você precisa conferir o Unsplash! Apesar de ser todo em inglês, eles têm imagens incríveis com uma resolução impressionante. Se você criar uma conta, pode adicionar as imagens a uma coleção e acessá-las depois. Achei isso muito legal, porque às vezes encontro uma imagem que gosto, mas que não se encaixa no que estou procurando no momento. Assim, posso salvá-la para mais tarde.
11. Dreamstime
Já ouviu falar do Dreamstime? É um dos bancos de imagens internacionais mais populares. Lá você encontra imagens de baixo custo e até gratuitas. A ferramenta de busca tem opções avançadas que facilitam a escolha. Confesso que não uso muito, pois os anteriores já atendem bem minhas necessidades, mas achei válido mencionar.
12. Picjumbo
O Picjumbo é outro site muito bom para baixar imagens grátis e sem direitos autorais. Tem uma grande variedade e todas com boa resolução. O melhor é que você não precisa fazer um cadastro para baixá-las. É super prático!
13. FreeRange Stock
Quando você visita o FreeRange pela primeira vez, pode achar um pouco desorganizado por causa dos anúncios e das imagens do Shutterstock que aparecem e são pagas. Mas, quando você se acostuma com o layout, vale a pena explorar. Eles têm várias imagens gratuitas e de ótima qualidade, incluindo ilustrações. É necessário fazer um cadastro, mas a grande vantagem é que você pode baixar as imagens em vários formatos, incluindo PIXLR, e não precisa dar créditos ao autor.
14. The Gender Spectrum Collection
Quando eu descobri o The Gender Spectrum Collection fiquei impressionada! É um banco de imagens grátis que busca trazer representatividade além das fotos clichês. Eles focam em fotos de modelos trans e não binários, o que é simplesmente incrível. Esse projeto da Vice é sensacional e eu acho super importante valorizar a diversidade. Antes de usar as imagens, é sempre bom dar uma conferida nas diretrizes de uso para garantir que estamos utilizando de maneira adequada.
15. Nappy
Eu adoro o Nappy! É um banco de imagens grátis com fotos de pessoas negras. Sabe, muitas vezes é difícil encontrar imagens do cotidiano com pessoas negras nos bancos de imagens tradicionais, então o Nappy é uma ótima alternativa. Eles realmente pensaram na importância da diversidade e criaram um acervo incrível. É uma opção que eu sempre considero quando estou em busca de imagens autênticas e representativas.
16. Disabled And Here
Você já conhece o Disabled And Here? É um banco de imagens do projeto Affect the Verb e é simplesmente maravilhoso! Eles têm fotos de pessoas com deficiência, pessoas negras e indígenas em situações cotidianas. É uma forma incrível de trazer representatividade para momentos que não são apenas de vulnerabilidade ou tristeza. Eu adoro como eles celebram a diversidade e nos permitem enxergar a beleza em todas as formas. É realmente inspirador!
Use os bancos de imagem grátis com consciência
Agora, você tem uma lista de bancos de imagens grátis em português e inglês para tornar o seu conteúdo incrível, sem infringir nenhuma lei. É importante lembrar que, sempre que possível, dar créditos ao autor da imagem é uma prática valorosa, mesmo que o site não exija. Por trás daquela imagem super legal que você está prestes a compartilhar, há todo um trabalho de criação e edição realizado pelo autor. Dar créditos não afetará o resultado que você busca e, além disso, incentiva o autor a continuar produzindo fotografias de qualidade. É uma situação em que todos saem ganhando e o ambiente digital se torna mais empático e colaborativo.
Agora que você já tem essa super dica, confira também como funcionam as Core Web Vitals e quais os fatores podem impactar o seu site!