Se você está começando a conhecer o marketing digital agora, provavelmente tem dúvidas ainda sobre como aplicar o SEO em seus artigos (eu pelo menos tinha). Me lembro de passar muito tempo procurando ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave e começar incrementar a minha estratégia.
Como as palavras-chave são importantíssimas para ranquear seu site no Google, eu resolvi facilitar para você e trouxe 5 opções de ferramentas para você encontrar palavras-chave para a sua estratégia. Confira!
1. Keyword Planner
Não tem como não colocar a ferramenta do próprio Google em primeiro lugar. O Keyword Planner é uma das ferramentas mais utilizadas e você consegue utilizar as informações diretamente do Google, que provavelmente é o site em que você quer ranquear, certo? Nela você consegue visualizar a média mensal de buscas, a concorrência da palavra-chave e o lance sugerido.
Só tem um problema: dependendo de como você configurar o perfil, ele vai ficar te pedindo os dados bancários. No entanto, tem uma solução, basta criar o cadastro da maneira certa e você conseguirá utilizar a ferramenta gratuitamente.
2. Ubersuggest
Se você não quer passar por todas as etapas para usar o Google Keyword Planner só para pesquisar palavras-chave, pode optar pelo Ubersuggest. Não precisa de cadastro, é gratuito e eficiente. Nele também é possível verificar informações como volume de busca, dificuldade de SEO e até CPC.
Como bônus você ainda tem uma análise da SERP e um percentual indicando a porcentagem de chances de conseguir ficar entre os 20 primeiros resultados. Incrível, né?!
3. Keyword Tool
O Keyword Tool é uma das ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave muito utilizadas, principalmente para encontrar palavras-chave “long tail” (se você não conhece o termo, sugiro pesquisar sobre long tail e head tail). O problema dela é que você não consegue visualizar o volume de pesquisa, o CPC e outros dados na versão gratuita. Então a busca não fica tão completa.
4. SEMrush
Este aqui é o meu queridinho. Inclusive, já prometi a mim mesma que, assim que puder, eu pagarei a versão premium para usar TODOS os recursos. Ele é incrível, apesar da função de pesquisa de palavras-chave ser uma das que eu menos uso no site, por conta das restrições. Nele eu destaco mesmo as ferramentas disponíveis para análise de domínio.
Quem usa a conta gratuitamente pode fazer 10 consultas diárias e você pode obter dados como:
- Quantidade de palavras-chave do seu site que aparece entre os 20 primeiros resultados do Google;
- Quais palavras-chave trazem mais tráfego para o seu site;
- Concorrentes orgânicos;
- Mapa de posicionamento competitivo;
- Muitas outras análises.
Vale a pena fazer o cadastro e olhar como está o seu site no Google. Mesmo com a versão gratuita, é possível ter insights para melhorar a sua estratégia de Inbound Marketing.
5. Keyword Explorer (Moz)
A Moz é referência mundial em SEO e desenvolveu uma ferramenta para definir palavras-chave, o Keyword Explorer. Você vai precisar de um cadastro, mas é rápido e vale a pena. A ferramenta indica CTR orgânico, dificuldade, sugestões de palavras-chave e análise da SERP. Para utilizar o básico ela é eficiente, mas para análises mais aprofundadas é preciso pagar.
Usar essas ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave é uma opção para iniciar no mundo do marketing digital, mas o fato é que leva tempo para aprender a realizar uma boa estratégia. Essa área do marketing está em constante mudança e é preciso manter-se constantemente atualizado para conseguir acompanhá-las.
Uma alternativa viável é contratar profissionais que realizem o planejamento, aplicação e monitoramento da estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa. Eu auxilio os clientes por meio de uma consultoria especializada, com foco no conteúdo.
Faço o planejamento, a pesquisa de palavras-chave, as pautas, o conteúdo, realizo agendamentos de posts diretamente no WordPress e monitoro a estratégia para verificar se é preciso realizar alterações. Se você precisa de ajuda, entre em contato!